PROJETOS DE LEI SOBRE AGROTÓXICOS
  • Comentários desativados em PROJETOS DE LEI SOBRE AGROTÓXICOS

Atendendo um anseio antigo da população, e idealizado pelo Vereador Juarez Aramis Senoski Pinto e Marcos Serpa de Lima, foi sancionado a lei de proibição de pulverização de agrotóxicos em áreas urbanas do município com uso de aeronaves e tratores pulverizadores.
A proposta surgiu após abaixo assinado promovido por moradores do Complexo Habitacional – Casa Nova, que vem sofrendo ao longo dos anos com essa pratica de uso de agrotóxicos, e ainda salienta-se que alunos, professores e funcionários do Colégio Municipal Pedro Siqueira, bem como os pacientes e funcionários de nossa Clinica Avançada, são vitimas em potencial do uso indiscriminado de agrotóxicos. Cabe esclarecer que a esta prática apresenta potencial ainda maior de causar danos sobre a saúde, o meio ambiente e a economia local, devido à pulverização direta sobre regiões habitadas, atingir residências, escolas, creches, hospitais, clubes de esporte, feiras, comércio de rua e ambientes naturais, meios aquáticos (rios, lagos e lagoas), além de centrais de fornecimento de água para o consumo humano. Disso claramente se conclui que a pulverização de agrotóxico em áreas urbanas com uso de aeronaves, ao contrário de preservar a saúde coletiva, é prejudicial ao ser humano, pois que tem potencial de contaminação de até 32 km da área alvo, o que mostra quão prejudicial é essa forma de pulverização. Sabemos que a ação das substâncias químicas no organismo humano pode ser lenta e demorar anos para se manifestar.Pesquisas apontam que ocorrem mais de 200 mil mortes por ano no mundo em virtude de problemas gerados pelo uso de agrotóxicos.